29/07/2014

Amarelo: a cor da alegria

 Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação

Foto: Divulgação


A cor amarela é considerada “cor da alegria”, ela significa luz, calor, descontração e otimismo. Além disso, a cor é inspiradora e desperta a criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio. Porém especialistas alertam que em excesso, pode provocar distração e ansiedade.
Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. A cor é ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Caso não queira uma parede amarela, insira a cor através de objetos/móveis. Acompanhe a seguir algumas imagens. Fotos: Divulgação.









25/07/2014

O Cobogó esta de volta

Ele possibilita maior ventilação e luminosidade aos ambientes
Foto: Divulgação

Um verdadeiro sucesso nas décadas de 50 e 60, os Cobogós, nome dado aos tijolinhos vazados, normalmente feitos em cimento, agora está de volta. Com um ar retrô e moderno, eles completam paredes e muros possibilitando maior ventilação e luminosidade ao interior de um imóvel.
Tendência
Foto: Divulgação

Segundo especialistas da área, os Cobogós já é tendência e, além disso, forte aliado para os que querem aliar praticidade e beleza, pois são decorativos e também funcionais, podendo ser utilizado para separar a cozinha da sala, por exemplo.
Antes só era possível encontra-los de cimento, porém agora tem de porcelana, louça, vidro e até madeira. Além dos diferentes modelos, você pode encontrar variedades em cores. 
MAIS: o nome Cobogó, vem das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no inicio do século XX trabalhavam na cidade de Recife – Pernambuco e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.  
Onde encontrar: Leroy Merlin, Telhanorte, C&C Casa&Construção. 
Conheça a seguir uma seleção de modelos, e quem sabe você se inspira e decide inovar um pouco. Fotos: Divulgação.





21/07/2014

Capas para sofás

Para renovar um móvel antigo ou redecorar a sala com baixo investimento

Foto: Divulgação

Na decoração da sala são utilizados diversos móveis, dentre eles certamente o sofá e também uma poltrona. Porém os sofás principalmente com acabamento em tecido tendem a apresentar sinais de desgastes muito antes que o restante da mobília. Então, para renovar um móvel antigo ou mesmo redecorar a sala fazendo um baixo investimento, a capa é uma ótima opção, pois os valores variam de R$58,99 a 224,91.

Elas podem ser encontradas para sofá de 2 ou 3 lugares, de canto e também para poltronas. Já os tecidos, tem de sarja, linho, lona, porém, os de malha elástica são mais em conta. Veja a seguir alguns modelos. Fotos: Divulgação.











17/07/2014

Decoração do quarto: roupa de cama

A roupa de cama pode tornar sua decoração atrativa e aconchegante

Foto: Divulgação

Quem não gosta de chegar em casa e se deitar em uma cama super  aconchegante.  Para isso, é preciso atenção e fazer a escolha certa da roupa de cama, ela pode tornar sua decoração mais atrativa e charmosa.
Você pode começar pela escolha das cores que segundo indicação de especialistas, mesmo as que possuem estampas florais e matizes de combinações de cores suaves ou mais alegres como o amarelo e laranja, é importante serem permeadas de muito branco. Acompanhe algumas dicas para acertar na escolha.

-Evite as cores escuras, pois normalmente não causam a esperada sensação de aconchego.
-As estampas florais dão mais romantismo ao quarto, também os tons claros e com detalhes.
-As roupas de cama com grafismo são indicadas para quarto de meninos e jovens. Para os casais, vale optar por peças mais claras e neutras. Os tons escuros como cinza-chumbo proporcionam um ar masculino.
-Se o quarto tem papel de parede estampado e chamativo, a dica é neutralizar na cama para evitar excesso de informação. Use as opções claras e lisas.
-Aposte em colchas de piquê e matelassê, que não saem de moda.
-É interessante que a roupa de cama tenha a mesma gama de tons do restante da decoração. Caso queira peças com detalhes, opte por algo semelhante a estampa do papel de parede ou outro item marcante do quarto.
-Já a porta-travesseiros e composições com almofadas podem ser três, tendo, por exemplo, uma média e uma pequena.
-Os tecidos mais recomendados para as peças são os 100% algodão e o tercal.

Decore com sabores: Bombocado de Fubá com Leite

Foto: Divulgação

Esta semana o decore com sabores traz um delicioso bombocado feito de fubá, uma farinha originaria do milho, fonte de energia, mas com quase nenhuma gordura. Além disso, ela é rica em proteínas, fibras, fósforo e vitamina A. Veja a seguir a receita completa.

Ingredientes

Foto: Divulgação/ o bombocado também pode ser feito numa forma para bolo quadrada

1 litro de leite
2 ovos (100g)
2 xícaras (chá) de açúcar (360g)
1 xícara (chá) de fubá (150g)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo (40g)
1 xícara (chá) de queijo ralado (100g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
1 colher (chá) de erva-doce
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparar
Bata no liquidificador o leite e os ovos. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Depois, acrescente o fubá e a farinha de trigo e continue a bater por 5 minutos ou até que a massa fique homogênea. Em seguida, junte o queijo e o fermento e bata rapidamente. Por último, adicione a erva-doce e misture. Coloque a massa em 12 forminhas untadas e leve ao forno médio, preaquecido, para assar por 1 hora ou até que os bombocados estejam  dourados. Retire e, assim que esfriar, desinforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Rendimento: 12 bombocados
Tempo de preparo: 1h 20min
Classificação: fácil
Valor nutricional por bombocado: energia 270 kcal – proteínas: 8,5g – gorduras: 6g – cálcio: 205mg

Receita extraída do livro Leite Longa Vida




12/07/2014

Cortinas: dicas de modelos

Foto:Divulgação

Para uma decoração vintage ou moderna a cortina é quase indispensável. Ela traz charme, elegância e, além disso, é super  funcional para diminuir a luminosidade  e manter a privacidade dos ambientes. Elas também agregam mais estilo ao ambiente. Veja a seguir dicas para a escolha de modelos.

Tradicional: geralmente é feita de tecido, e também pode usar uma variedade de materiais, desde o mais usando, voal, até a camurça. Ela combina com quase todos os estilos de decoração.
 Romana: a cortina chamada de persiana romana é vertical e estruturada com varetas, que permitem que se feche em camadas. A sua estrutura permite o uso dos mais variados tecidos. E dependendo da escolha do material, serve para o escurecimento total do ambiente, ou apenas para gerar privacidade. Ainda o uso de materiais mais ousados, com a palha, permite que ela componha ambientes modernos.
Persiana: são formadas por lâminas presas por um cordão, que giram vertical ou horizontalmente. Comuns em alumínio e madeira. Elas possuem o fechamento standart (com a cordinha para puxar e travar), monocontrole (com uma haste continua, que se gira para fechar) ou motorizado, ideal para quando a persiana é muito alta. Assim quanto maiores forem as lâminas da persiana, maior a passagem de luz e ar quando ela está aberta.
Silhouette: tem a mesma função das persianas, porém confeccionadas com tecidos. A junção combina a praticidade das persianas com a elegância dos mais variados tipos de tecidos.

Rolô: seu mecanismo especial, permite que ele se enrole para o fechamento. É um dos modelos mais usados para escurecimento total do ambiente, com tecido blecaute. Quando enrolado, pode ficar oculto na sanca ou atrás do varão de uma cortina. Devido a isso é muito usada no lugar do forro por quem quer uma cortina tradicional na decoração, mas também a possibilidade de escurecer um ambiente com home theater, por exemplo.

07/07/2014

Decore com sabores: bolo de rúcula

A rúcula é uma fonte de fibras e de vitamina C

Foto: Divulgação

O decore com sabores desta semana, traz uma receita que prioriza claro a beleza, mas principalmente os ingredientes que fazem bem para sua saúde e bem estar. A rúcula, por exemplo, é uma fonte de fibras e de vitamina C. Além de conter cálcio e ferro.
A dica é...... saia um pouquinho do bolo tradicional e experimente o novo. Sei que só em falar de rúcula, muitos já dirão xiii será que fica bom, não saberemos se não tentar. Então, mãos a obra e vamos decorar a mesa com sabores, acompanhe a receita a seguir.

Bolo de Rúcula

Ingredientes
Massa
2 copos de leite integral (550 ml)
1 ovo (50 g)
1 colher (sopa) de manteiga (12 g)
1 cebola pequena picada (85 g)
1 xícara (chá) de queijo ralado (55 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
Sal a gosto
Recheio
1 xícara (chá) de tomate seco, picado (120 g)
1 maço grande de rúcula, picada (350 g)
1 colher (sopa) de alecrim fresco (5 g)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparar
Massa: coloque no liquidificador o leite, o ovo, a manteiga e a cebola. Bata até formar um creme. Junte os outros ingredientes e continue a bater, até que a massa esteja homogênea. Retire, coloque numa tigela e reserve.
Recheio: misture o tomate, a rúcula, o alecrim e tempere com o sal e a pimenta do reino. Acrescente a mistura à massa reservadas e mexa delicadamente. Coloque numa forma refratária untada e leve para assar em forno médio preaquecido, por 40 minutos ou até que o bolo esteja dourado e que, enfiando um palito, esse saia limpo.

Rendimento: 7 porções de 150 g
Tempo de preparo: 1h 10min
Classificação: médio
Para acompanhar: iscas de fígado aceboladas
Valor nutricional por porção: energia: 220 kcal – proteínas: 14 g – gorduras: 6 g – Cálcio: 325 mg.

MAIS: para conservar melhor a rúcula, seque-a e coloque em saco plástico, na geladeira.

Foto: Divulgação


Receita extraída do livro Leite Longa Vida

01/07/2014

Dicas para um ambiente com estilo rústico

Foto: Divulgação

O estilo rústico está em alta no momento e isso não pode ser ignorado. Com elementos decorativos muito próprios, o estilo rústico é um regresso às origens onde se destaca móveis gastos pelo tempo, em um ambiente bastante aconchegante.
Antes era utilizado apenas em decorações de fazendas e casas de campo, porém, vem ganhando muito espaço nas áreas urbanas, pois os ambientes rústicos são acolhedores e convidativos, além disso, muito charmosos.
Para uma decoração com o estilo rústico é possível usar peças modernas com acabamentos rústicos, ou então misturar elementos bem contemporâneos trazendo mais identidade e personalidade aos ambientes.
Dicas
Os sofás são imponentes, confortáveis e cobertos de almofadas e mantas de retalhos. As cadeiras de baloiço e em verga também são bastante comuns nesta decoração.
A madeira (pinho é o mais utilizado) e o ferro são os materiais mais usados em termos de mobília e estes podem ser deixados no seu estado mais puro ou pintados.
As paredes revelam o seu aspecto natural, quer ela seja pedra, tijolo, tinta a descascar ou papel de parede gasto. Outra opção utilizada é a parede forrada com madeira natural ou então pintada em tons claros. Para quem gosta de um visual mais arrumadinho, as paredes podem simplesmente serem pintadas de branco.
Com relação aos tapetes, o destaque vai para os modelos mais simples em algodão ou então para as esteiras naturais, em sargaço ou fibra de coco.
Já a paleta de cores é composta pelo branco-sujo, tons terra ou tonalidades pastéis muito claras.
As cores aparecem um pouco mais nos têxteis, muitos deles com uma pegada vintage, com quadrados, florais, listrados.
Para as janelas cortinados frescos,  simples e esvoaçantes, em tons claros. A seguir confira algumas imagens e inspire-se................ Fotos: Divulgação.