29/11/2013

Natal iluminado

As luzes de natal desde a convencional ao LED proporciona um toque especial as festas


Foto: Divulgação 


Com a proximidade do natal, lojas e centros comerciais ofertam e exibem variadas opções de luzinhas para decoração, desde a tecnologia convencional ao LED. Elas proporcionam um toque especial as festas, além disso, é fonte de criatividade na personalização dos ambientes.
Entretanto, diante de tantas opções e cores, como harmonizar as luzes na sua casa?
1º passo: compra
É importante verificar se as luzinhas que você irá comprar aumentam ou não a conta de luz demasiadamente. Pois vamos supor que sua decoração permaneça montada desde 1º de dezembro até 6 de janeiro. Ao todo serão 37 dais, com aproximadamente cinco horas de acendimento diário (18h as 23h). As lâmpadas chegam a consumir 5W e, portanto, se você utilizar um acessório com 100 pequeninas lâmpadas, seu gasto com energia elétrica no período será de R$ 36,07, a um custo médio de R$ 0,39 KW/h.
Por isso, as luzinha de LED são boas opções, pois consomem até 90% menos energia, não esquentam e duram 25 vezes mais que as tradicionais
2º passo: decoração
Na hora de iniciar a decoração, vale ressaltar que alguns ambientes são mais frequentados em dia de festa, como a sala de estar e a área externa e por isso, merecem mais atenção. A sala deve manter uma decoração aconchegante e receptiva, sem exageros. Então, comece a estabelecer a iluminação geral por meio de lustres, pendentes ou dispositivos instalados em sancas, o que irá evitar o ofuscamento e dará a sensação de amplitude espacial.
Na sequência, aproveite os objetos de decoração, como quadro e estantes, para instalar as luzinhas de Natal. Mas atenção para não exagerar e gerar reflexos, principalmente se houver espelhos ou itens com acabamento metálico por dentro.
Para a área externa, o ideal é causar efeitos de iluminação em plantas e vasos. O mais indicado é a utilização de lâmpadas que emitem luz colorida ou que possam trocar de cor automaticamente. Caso possua árvores, posicione luminárias projetores ou embutidos de solo que permitem criar efeito contrario com a luz de baixo para cima, por exemplo.
Além disso, é preciso ficar atento na escolha do material quanto ao IP (Índice de Proteção) adequado as condições externas, como blindagem contra a chuva e resistência a ação dos raios ultravioleta.
Agora com essas dicas, é só começar as pesquisas e iluminar, pois certamente sua casa ficará com uma  iluminação exclusiva para receber seus convidados.

15/11/2013

Acerte na escolha da cor

Foto: Divulgação
Na hora de mudar a cor das paredes ou até mesmo escolher as tintas para a casa nova, sempre surgem centenas de dúvidas, entre o amarelo ou o branco? Azul ou cinza? Rosa ou vermelho? Então junte os dois e seja feliz.
A pintura pela metade é uma forma criativa e também atual, além disso, é muito fácil de aplicar. Para começar mostre uma ou duas referências para o seu pintor. Caso contrário, você mesmo pode acompanhar a medição e se certificar de que a linha de divisão ficará bem retinha.

 Comece a marcação da altura nas duas extremidades da parede e também no centro, para só depois definir uma linha guia usando fita crepe. E só pode remover (delicadamente) a fita após a secagem completa de todas as demãos de tinta.